COREIA VERSUS COREIA: MAIS UM CAPÍTULO TENSO NA HISTÓRIA HUMANA
A desavença entre as Coreias não é recente. Separadas pela guerra que começou em 1950, a qual perdurou até 1953, isto no período da Guerra Fria, onde comunistas (ao norte, apoiados pela URSS) e capitalistas (ao sul ,apoiados pelos EUA) promoveram a separação da Coreia (a qual na época era uma única nação) em dois novos países. Todavia, o conflito entre as Coreias não cessou por aí. Houveram ainda pequenos conflitos próximos ao ano 2000. A situação entre elas se agravou mais ainda, quando uma embarcação sul-coreana afundou no Mar Amarelo, uma vez que as acusações deste incidente, recaíram sobre o governo norte-coreano.
Em reação ao ocorrido, foram canceladas relações econômicas e políticas além do bloqueio de meios de transportes entre os dois países.
O Exército norte-coreano anunciou o fim de um acordo destinado a prevenir qualquer confronto armado com a Coreia do Sul. Em uma mensagem enviada às Forças Armadas sul-coreanas, o comandante do Estado-Maior norte-coreano advertiu para um ataque imediato se o Sul violar a fronteira no Mar Amarelo. A partir destes fatos, esta sendo escrito mais um triste capítulo na história coreana.
A grande preocupação quanto a este conflito, é o fato de que a Coreia do Norte possui bombas atômicas (especula-se que tenham entre 5 e 12 ogivas nucleares). Caso ocorra uma nova guerra entre estas nações, provavelmente haverá intervenção de outras nações, agravando mais ainda o panorama.
Postado por:
Kleyton Felipe Maul
Nenhum comentário:
Postar um comentário