domingo, 13 de junho de 2010

SEGREGAÇÃO CISJORDANIANA

     A guerra entre Israel e Palestina não é de hoje. Há quem diga que estes conflitos se arrastam desde os dias do personagem bíblico Josué até o presente momento. Mas, de fato, o conflito surgiu a partir da criação do “Medinat Yisra’el” (Estado de Israel, em hebraico) em 14 de maio de 1948.


 
     
     Devido aos vários conflitos na região, em 15 de novembro de 1988 é criado o Estado da Palestina, abrangendo a faixa de gaza e a Cisjordânia. A parti daí entraram em ação diversos grupos com desejo de, literalmente, destruir Israel, por parte dos Palestinos (dentre eles estão o “Al Fatah” e o “Hamas”, que são os mais radicais).

     Ora, sendo Israel possuidor do segundo melhor exército do mundo, atrás apenas dos EUA, a maneira que a Palestina encontrou para combater Israel foi por meio do terrorismo. Argumentando isto, em junho de 2002, o Estado judeu inicia a construção de um muro de isolamento entre Cisjordânia e Palestina.
 
           Apesar da resistência da ONU conta a construção do muro, as obras estão a pleno vapor. O muro em sua extensão total terá 350 km e isolará de norte a sul Cisjordânia e Israel. A obra em seu total custará cerca US$ 1 bilhão.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u69049.shtml 
Postado por Getúlio Barbosa Honorato
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário