quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Qatar é o país que mais cresce no mundo

Falar em crescimento econômico sem mencionar os grandes blocos mundiais ou países membros do BRIC é muito difícil, porém difícil mesmo é imajinar que os países árabes estão junto a lista de principais economias no que diz respeito a expectativas de melhor desenvoltura no mercado mundial.
Em especial o Qatar, um país com dimensões e população pequenos, onde estudos apontam um crescimento de cerca de 18% no PIB em 2010. A economia desse país está diretamente voltada à extração de petróleo, que também é o responsável pelo otimismo na divulgação dos dados. O país além de tudo, possui grandes investimentos nas áreas de telecomunicações e turismo, procurando assegurar uma diversidade econômica a médio prazo. Com projetos ousados, cidades como Doha, capital do país, passam a ser atrativas para sedes de corporações e até mesmo turismo. Vale ressaltar que de modo geral, os países do Oriente Médio estão crescendo muito. No último ano, por exemplo, Israel cresceu cerca de 5% e Líbano 8%.
A primeira vista parece ser pouco, porém, se comparado a países europeus pode-se ver claramente a diferença marcante que hoje dá destaque aos mesmos.


Em segundo plano, edifícios sendo erguidos em Doha.

Fontes http://www.arabesq.com.br/Principal/Economia/ArtigosdeEconomia/tabid/60/ArticleID/1957/Default.aspx

Postado por Diego Nasato

Nenhum comentário:

Postar um comentário